Sustentabilidade

Dentre os diversos entendimentos sobre o conceito de sustentabilidade, um denota a capacidade que nós, seres humanos, temos de produzir sem agredir o meio ambiente. É esse que a Ferrarte implanta ao desenvolver projetos de móveis com estilo industrial.


Nossa linha, que contém mesa estilo industrial, aparador estilo industrial, banco estilo industrial, banqueta estilo industrial, dentre outros, leva consigo o respeito ao que o planeta nos oferece.
 

Uma das principais matérias-primas utilizada em nossos produtos é a madeira. Sendo assim, quando colocamos em prática a fabricação de móveis com estilo industrial utilizamos somente aquelas provenientes de reflorestamento ou manejo florestal.
 

Estilo Industrial com manejo e reflorestamento 
 

Madeiras de reflorestamento são obtidas de árvores plantadas para serem utilizadas exclusivamente pela indústria, como a de móveis ou construção civil. São espécies de rápido crescimento e desenvolvimento, que logo chegam ao estágio próprio para o uso.


Como ocupam uma área bem definida e têm ciclos padronizados de vida, são replantadas a cada extração marcando uma produção sem que haja derrubada de novas áreas.


A opção pela madeira de reflorestamento evita utilização de mata nativa, normalmente já integrada a um ecossistema onde não será viável o replantio. Também mantém em pé arvores com ciclos de vida mais amplos e, portanto, mais demorados de serem reestabelecidos.


Já no manejo florestal utiliza-se a madeira de maneira inteligente ao respeitar seu ciclo de vida. Neste método, somente as árvores adultas são cortadas, mantendo as mais jovens de pé até chegarem na idade do corte, e plantando novas mudas a cada ciclo.


Além disso, define uma série de formas de corte e aproveitamento da madeira, sempre com o intuito de manter a atividade sustentável e reduzir ao máximo o impacto no meio-ambiente.


O manejo, por meio de uma rotatividade produtiva aliada a um conjunto de técnicas, utiliza-se dos recursos naturais garantindo sua continuação e renovação.


Procedência garantida

 

Todos os projetos de móveis em estilo industrial que contam com a nossa participação usam madeiras com o DOF - Documento de Origem Florestal - expedido pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).


É uma licença emitida pelo governo federal que contém a procedência de produtos florestais, obrigatória para transporte e armazenamento. Em outras palavras, é um atestado de órgãos regulamentadores sobre o uso correto de produtos com essa origem.


Vale ressaltar que o manejo florestal e reflorestamento são temas da legislação brasileira e também estão previstos em acordos internacionais relacionados ao meio-ambiente, como o Acordo de Paris, dos quais o Brasil é signatário.
 

Outra pegada da sustentabilidade nos móveis e demais produtos com estilo industrial que a Ferrarte produz é o aproveitamento máximo das matérias-primas utilizadas. Desta maneira, reduz-se ao mínimo os resíduos e desperdícios ecologicamente inadequados.

 

Produto 100% nacional

 

Por fim, não é demais dizer que a Ferrarte se especializou na fabricação de móveis no estilo industrial com madeira daqui mesmo do Brasil. Além disso, utilizamos técnicas e processos desenvolvidos por nós mesmos, aqui neste solo. Sendo assim, além de sustentáveis, oferecemos também produtos 100% nacionais.